Select Page
O INSTITUTO / QUEM FAZ PARTE / FILIPE ALVES PEREIRA

Bolsistas do IEM

Filipe Alves Pereira
¬ Trombone

Gradução em Performance de Música Clássica na Juilliard School, em Nova York, nos EUA.
Ingressou em setembro de 2017.

“O IEM abriu as portas para meus sonhos e desejo de me realizar profissionalmente e conquistar meus objetivos. Eu sempre costumo dizer para qualquer um que me pergunta como é o IEM: que ele funciona realmente como uma família. Todos que nele trabalham não se preocupam apenas com o nosso lado financeiro, mas também, e acima de tudo, com a nossa mente e bem-estar!”

A trajetória de Filipe

Natural de Curitiba, iniciou seus estudos musicais ainda na infância, influenciado por seus pais, que também são músicos.

No ano de 2005 ingressou na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMAP), sob a orientação do professor Silvio Spolaore, principal trombone da Orquestra Sinfônica do Paraná.

Participou de diversos festivais, oficinas de música e encontros nacionais de trombonistas, tendo a oportunidade de ter aulas com consagrados trombonistas, entre eles Wagner Polistchuk, Fernando Chipoleti, Darrin C. Milling, Blair Bollinger, James Markey, Carl Lenthe e Denson Paul Pollard.

Em 2017, foi vencedor do concurso de solistas Projeto Bone, categoria Trombone baixo.

Atuou como trombonista baixo em renomados grupos orquestrais como a
Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo e a Orquestra Filarmônica de Jalisco (México). Também foi integrante da Banda da Polícia Militar do Paraná.

Em 2016, depois de ser aceito na Academia de Música da Orquestra Sinfônica do Estado de São
Paulo, abandonou a carreira militar para se dedicar completamente aos estudos musicais.

No início de 2017 foi aceito em quatro universidades dos EUA, entre elas a Juilliard School, tornando-se o primeiro brasileiro admitido para o bacharel em seu instrumento.

Vídeos

Música

Você, pessoa física ou empresa, pode apoiar o IEM e o Brasil de diversas formas

ver mais

O Instituto Elga Marte é uma instituição sem fins lucrativos, que é totalmente financiado por apoio da família Marte. Para continuar essa trajetória, necessita de apoio de pessoas e empresas. Veja como você pode ajudar e contribuir com nossa causa, ajudando a cultura e apoiando talentos.