O INSTITUTO / ELGA MARTE
A História de Elga Marte
Desde sua juventude, a paulistana Elga Nicodemos Marte estuda, apoia e aprecia a música e as artes em geral. Sua casa sempre foi palco de pequenos concertos, onde se apresentavam jovens promissores, solistas importantes, conjuntos de câmara e até pequenas orquestras. Seu apoio informal resultou, muitas vezes, em carreiras bem-sucedidas.
Em 1983, assumiu a direção da Faculdade de Música Carlos Gomes, onde permaneceu até o ano de 2000, período em que promoveu o aprendizado, o ensino e a prática de instrumentos musicais e do canto lírico para cerca de 300 pessoas.
Era sua marca a generosidade, nunca deixando um músico de talento desistir de sua vocação, oferecendo bolsas de estudo na faculdade, apoio em projetos, viagens e cursos no exterior – já era a semente do Instituto Elga Marte. Além de ajudar jovens músicos, Elga ensinou sua família e amigos a ouvir e apreciar boa música.
No ano de 2015, na fazenda de sua família, promoveu o I Ilumina Festival de Música de Câmara, na cidade de Sapucaí Mirim, em Minas Gerais. O evento reuniu 21 talentosos jovens músicos brasileiros e seis renomados solistas internacionais. Durante os sete dias do festival foram realizados três concertos nas cidades de São Bento do Sapucaí e Campos de Jordão.
Esse inédito encontro no Brasil, que reuniu solistas experientes e jovens profissionais inspiradores, despertou em Elga o desejo de dar ainda mais suporte a jovens talentos da música erudita.